top of page

A abreviatura MCE refere-se ao nome da disciplina: Meios Computacionais para o Ensino.

É aqui nesta página que falo um pouco sobre o uso de computadores na educação.





Os computadores na educação



O computador está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, principalmente para os alunos. Se eles usam em suas casas, por que também não usá-los na escola? Na escola ele funciona como uma ferramenta, um meio didático, enriquecendo ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. Nesse caso, o conhecimento não é passado para o aluno. O aluno não é mais instruído, ensinado, e sim é o construtor do seu próprio conhecimento.

Dentre os vários benefícios, destacam-se a motivação e o despertar de interesse por parte dos alunos, de forma a desenvolver seu raciocínio e possibilitar situações investigativas tornando, assim, as aulas mais atrativas. Além disso, o uso de softwares matemáticos desenvolve nos alunos o hábito de problematizar, formular conjecturas, organizar dados, gerar novos problemas e hipóteses.O computador já não é mais uma moda, e sim uma necessidade educacional básica.



Porém, sua utilização nas escolas ainda encontra algumas barreiras. Podemos citar, por exemplo:
- Falta de recursos no sistema educacional, visto que implantar e manter laboratórios de computadores exigem um alto custo financeiro;
- Dificuldades de adaptação por parte da administração da escola, dos pais e professores a uma abordagem metodológica diferente da tradicional (giz e lousa);
- Necessidade de professores preparados, que saibam utilizá-los de forma crítica na prática escolar, que tenham consciência da imprevisibilidade inerentes a estas inovações, que saibam a importância de preparar a aula, de conhecer e escolher bem o software que pode ser utilizado.



Como utilizá-lo?

Os computadores nas escolas podem ser utilizados de diferentes maneiras, seja para a reprodução de vídeos, utilização de jogos educativos, como processador de textos e de dados, etc.

Uma boa fonte de aplicativos e indicações de sites para serem utilizados em salas de aula encontra-se no site "Banco Internacional de Objetos Educacionais", do MEC, e estão separadas de acordo com o nível de ensino.

 

Mas como os computadores podem tornar as aulas de Matemática mais investigativas de forma que os alunos interajam com o computador?

Um bom exemplo pra isto são os softwares de geometria dinâmica, que vem a ser softwares onde é possível fazer construções geométricas de diferentes formas possíveis de forma dinâmica, ou seja, o aluno tem a liberdade de "arrastar" pontos, retas, polígonos, etc, e ver o que acontece, quais propriedades se observam e quais se mantem, etc.

São vários os softwares de geometria dinâmica. Para exemplificá-lo, clique aqui e veja como pode ser utilizado o software Geogebra.



Um outro exemplo de software de geometria que pode ser citado é o software Logo. Este software é uma mistura entre linguagem de programação e o ensino de Matemática para crianças. Clique aqui e saiba um pouco melhor como funciona.



bottom of page