top of page

11/04/13 - Coimbra!​

Eu deveria ter começado a digitar estes textos desde a minha chegada a Coimbra em setembro de 2012. Porém foi recentemente que me surgiu esta ideia, então estou começando hoje.
Para isto, nada melhor e mais importante do que falar um pouco sobre a cidade de Coimbra.



















Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra. É a maior cidade da região central de Portugal, situando-se na sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 143.396 habitantes. As estações do ano são bem definidas e fáceis de serem distinguidas. No verão as temperaturas podem passar dos 35°C e no inverno as mínimas ficam em torno de 2°C e sem neve. O Rio Mondego corta a cidade e nele é possível fazer passeios de barco, canoagem e alguns outros esportes. É na sua margem que se encontra o Parque Verde do Mondego, meu lugar preferido para um passeio!



































Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa. A Universidade de Coimbra está localizada na parte mais alta, com a sua famosa torre e a biblioteca no estilo barroco que contém uma preciosa coleção de livros e manuscritos antigos, contando também com um importante centro tecnológico. A universidade foi fundada em 1290, abrigando atualmente cerca de 30 mil estudantes, fazendo com que a cidade tenha uma grande tradição acadêmica, como a célebre cerimônia da Queima das Fitas, o som envolvente do fado característico de Coimbra e as capas negras dos estudantes.

Estas capas negras compõe o chamado “traje acadêmico”, que remonta a uma antiga tradição de diferenciar os alunos do restante da população. Este traje pode ser usado pelos calouros após o evento Queima das Fitas, no qual ele deixa de ser calouro.

































Destes 30 mil estudantes, grande parte são estudantes Erasmus, ou seja, estudantes que vêm de diversos países da Europa para fazer intercâmbio aqui. Além de países europeus, também vem outros estudantes de outras localidades como, por exemplo, China, países da África, Estados Unidos e principalmente do Brasil.



O governo brasileiro está investindo bastante na internacionalização do conhecimento dos alunos do ensino superior. Para isto, criou recentemente o Programa Ciência sem Fronteiras e Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), fazendo com que o número de brasileiros estudantes em Coimbra seja de quase 3 mil, de acordo com o site do programa Ciência sem Fronteiras. Isto faz de Coimbra a maior comunidade estudantil brasileira de toda a Europa.



Entre os motivos para a escolha de Portugal como destino destes estudantes, está a inexistência de barreira linguística (uma vez que o país não exige exame de proficiência dos brasileiros), possibilidade de integração à produção científica na Comunidade Europeia, oferta de albergues para estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e baixo custo de vida em relação a outros destinos da Europa.































 

 





Coimbra localiza-se a 122km de Porto e 203km de Lisboa, que são outras duas grandes e importantes cidades portuguesas que possuem aeroportos, o que permite a circulação mais fácil entre os outros países europeus e outros lugares do mundo.

bottom of page