top of page

15/04/13 - O comércio de Coimbra​

Como qualquer outra cidade imersa no mundo capitalista, Coimbra tem seu comércio bastante desenvolvido, de forma a sustentar a grande demanda de estudantes, turistas e moradores que vivem e/ou passam por aqui, além das freguesias e vilarejos que crescem em torno dela.



Há pequenos comércios por várias ruas da cidade, havendo maior concentração principalmente no centro (Baixa Coimbra) e em torno de seus pontos turísticos. Também é fácil de encontrar pastelarias (padarias, no Brasil), restaurantes e bares.



Dos grandes supermercados que existem aqui, eu conheço o Pingo Doce, Continente, Jumbo e Mini-Preço. O supermercado Pingo-Doce é o que mais vou devido à sua proximidade com o lugar onde moro. O Mini-Preço também é bem perto da minha casa, porém ainda não tive a oportunidade de ir lá conhecê-lo.























Os supermercados Continente e Jumbo localizam-se nos shoppings centers da cidade. Ao todo são 3 e, como todo o shopping, são neles que se encontram as maiores concentrações de lojas, bares, restaurantes e locais de entretenimento, bem como em número de pessoas. Existem aqui os shoppings Forum, Dolce Vita e Coimbra Shopping. O Forum e o Dolce Vita são paradas obrigatórias minhas de todos os finais de semana, onde gosto de almoçar ou jantar, ir ao cinema (ZON Lusomundo) e passear pelas lojas, mesmo sem comprar nada.





























De todas as lojas, a que mais ouço falar por aqui é a Primark, localizada no shopping Forum. A Primark é uma loja de departamento, conhecida por seus preços baixos, atraindo muita gente e fazendo com que a loja fique sempre lotada por consumidores à procura de roupas.

























Eu já prefiro visitar outros tipos de lojas: Game, especializada em vídeo games; Worten, em que se encontra essencialmente tudo o que for eletrônico; FNAC, que vende eletrônicos, livros, música, filmes, etc.; Sport Zone, que trabalha com artigos esportivos, tais como roupas, calçados, acessórios, bicicletas, etc.



























O comércio tradicional de Coimbra, localizado na Baixa Coimbra (centro histórico da cidade), vem sofrendo diversas transformações ao longo das últimas décadas, que se traduzem na perda de vitalidade que outrora o caracterizava e na própria degradação do patrimônio existente na cidade. Para contrariar esta situação, muito têm contribuído os processos de urbanismo comercial implementados em Portugal que visam melhorar a qualidade dos espaços comerciais em particular e do espaço urbano em geral.
Uma forma de minimizar este problema é a criação de programas de planejamento comercial com o intuito de promover medidas de proteção ao comércio tradicional e, simultaneamente, de revitalização dos centros históricos urbanos.

O comércio é hoje, muito mais do que uma atividade meramente econômica, assumindo também funções de inquestionável importância no campo social, cultural, urbanístico e patrimonial, nos permitindo reconhecer nele a sua função animadora do espaço urbano.

(Susana Margarida Valente da Silva)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é um breve relato do comércio da cidade. Achei importante escrever um pouco sobre ele pois é uma coisa que faz parte do meu dia-a-dia aqui em Coimbra e sem ele as coisas seriam difíceis.

Forum

Dolce Vita

Coimbra Shopping

Praça 8 de Maio, na Baixa Coimbra

bottom of page