top of page

22/04/13 - Fado de Coimbra

Semanas antes de vir para Portugal, pesquisei sobre Coimbra na internet e encontrei no Youtube este vídeo com várias fotos da cidade e com um fundo musical que falava sobre ela. Ao final deste vídeo, apareciam os créditos da música e lá pude ver que se tratava do Fado de Coimbra, sendo aquele cantado por João Farinha.

Gostei bastante da música, salvei e coloquei no meu MP4 e,a partir daí, passei a ouvir praticamente todos os dias para ir entrando no clima do meu intercâmbio em Portugal e também pelo fato de eu gostar bastante de música.



Alguns dias depois de ter chegado a Portugal, passei por uma comércio típico de produtos portugueses e perguntei se tinham algum cd com músicas do João Farinha vendendo. O vendedor disse que não tinha, porém me disse onde eu poderia encontrar e onde eu também poderia assistir a  apresentações de Fado, incluindo de João Farinha.



Fui até o lugar indicado e tratava-se do "Fado ao Centro", localizado na Baixa Coimbra com apresentações diárias de Fado. Assim que pude, comprei lá um cd duplo de e assisti a um espetáculo, podendo conhecer mais sobre este estilo musical característico de Coimbra:



Surgido na primeira metade do século XIX, o Fado é característico pela prática instrumentista e performances vocais masculinas. As formas mais comuns desta manifestação artística são as serenatas de cortejamento feminino e o amor pela cidade. É ainda característico das paisagens sonoras da cidade e das vivências dos estudantes da Universidade de Coimbra.









































"Uns afirmam que foi originado a partir das melodias importadas por estudantes brasileiros que, em meados do século XIX, vieram estudar para Coimbra; outros, que teria sido trazido por estudantes vindos de Lisboa e que a cidade estudantil o diferenciou e individualizou; outros ainda ligam-no às Cantigas de Amor e à Trova Provençal da Idade Média trazida para Portugal com a corte de cavaleiros e trovadores que acompanhava o casamento dos príncipes. Seja, porém, qual for a sua origem, mesmo aqueles que não falam a língua portuguesa não resistem a ser arrastados pelo sentimento profundo de sua melodia." (Fado ao Centro)















































Abaixo, a música intitulada "Coimbra - Abril em Portugal", na voz de João Farinha:





























Coimbra do Choupal,

Ainda és capital
Do amor em Portugal,
Ainda.

Coimbra, onde uma vez,
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês
Tão linda!

Coimbra das canções,
Tão meiga que nos pões
Os nossos corações
A nu.
Coimbra dos doutores,
P'ra nós os teus cantores
A fonte dos amores
És tu.


Coimbra  é uma lição
De sonho e tradição 
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber 
E aprende-se a dizer
Saudade.

















 

Fado ao Centro
Imagem retirada de 
http://www.fadoaocentro.com/pt

Eu e João Farinha

bottom of page