top of page

23/05/13 - A Matemática na UC

Lembro que uma das etapas de inscrição no programa Ciência sem Fronteiras era analisar as universidades portuguesas disponíveis no edital em relação ao meu curso. Foi então que entrei no site do Departamento de Matemática de cada uma delas e li um pouco sobre como era o ensino de Matemática e quais disciplinas eram oferecidas.



Depois de analisá-las, tive que selecionar 6 delas em ordem de preferência e selecionei a Universidade de Coimbra em primeiro lugar pois, dentre outros aspectos, o curso de Matemática nela era o que mais havia me despertado interesse.



No primeiro semestre, tive a oportunidade de cursar uma disciplina chamada Elementos de Astronomia, que nada mais era do que Matemática e Astronomia (duas coisas que me interesso bastante). Na minha Universidade do Brasil eu já não poderia cursar esta disciplina pois ela não é oferecida.

Neste segundo semestre, das quatro disciplinas que estou cursando, destacam-se Meios Computacionais para o Ensino e Estatística Computacional. As duas são do Departamento de Matemática e as duas tem algo em comum: computadores, que também tenho grande interesse. Meios Computacionais para o Ensino é uma disciplina já do mestrado voltada para o ensino utilizando computadores como ferramentas. Já Estatística Computacional é uma disciplina ainda da graduação em que se aplicam dados reais de estatística nos computadores e lá eles são estudados, com a utilização do software SPSS.



Em relação às aulas, não existe muita diferença das aulas que tenho no Brasil. A Matemática é uma ciência universal, assim como sua complicação na hora de compreendê-la.
Aqui em Portugal os alunos do Ensino Médio já aprendem conceitos de limites e derivadas. Por isto, quando chegam na universidade eles já têm um bom conhecimento do assunto e conseguem fixar melhor o que está sendo explicado. Outra coisa diferente aqui é que a graduação não tem duração entre 4 e 5 anos como no Brasil. São 3 anos de Matemática pura e, após isto, o aluno pode escolher uma área para seguir e estudá-la por mais 2 anos, tendo assim o diploma da graduação e de mestrado.



Abaixo segue a apresentação do curso de Matemática da UC, retirado do site do departamento:



"Aqui é desenvolvida uma vasta gama de actividades que vão do ensino aos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento até à investigação em domínios de ponta, não esquecendo a divulgação dirigida aos públicos mais variados.


O Departamento de Matemática forma estudantes em áreas puras e aplicadas da Matemática e Ciências da Computação, promovendo um ensino aberto às relações com outras disciplinas. É nosso objectivo criar matemáticos que denotem profunda compreensão e criatividade no desempenho das suas futuras carreiras no ensino, na investigação, nos Serviços, na Banca, nos Seguros, na Informática, nos estudos estatísticos ou em equipas interdisciplinares.
O Departamento de Matemática é também responsável pela leccionação da quase totalidade de disciplinas de Matemática dos cursos da FCTUC, assim como das disciplinas de Matemática das Faculdades de Farmácia e Direito.

Reflectindo o grande desenvolvimento da moderna matemática, as actividades de investigação cobrem um vasto leque de domínios quer de carácter aplicado – análise numérica, computação, estatística, optimização – como de outros que se dedicam ao estudo de questões teóricas fundamentais, como a álgebra, a análise e a geometria. A actividade científica dos professores do Departamento de Matemática, coordenada essencialmente pelo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, tem obtido as mais altas classificações em avaliações efectuadas por júris internacionais designados para o efeito pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O desenvolvimento da Matemática está no cerne do progresso científico e tecnológico. O Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra continuará a contribuir para este desenvolvimento."



Aqui vão algumas fotos do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra:





 

Fachada do departamento (à esquerda)

Piso 5

Na fachada do departamento

Na parede interna da entrada

Na fachada do departamento

Na parede interna da entrada

Os 6 pisos do departamento. Além destes, ainda tem a cobertura com algumas salas para professores. Totalizam-se então 7 andares!

bottom of page