top of page

05/05/13 - Demanda excessiva por Portugal

Quando recebi o email da minha universidade falando sobre as inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras, a primeira coisa que fiz foi verificar se o curso de Matemática se encaixava nos requisitos. Após a confirmação, o próximo passo foi ver em quais países as vagas estavam abertas.

Lembro que eram vários e, dentre eles, os que mais me interessei foram Inglaterra e Portugal.


Acabei escolhendo Portugal porque eu não teria tantas dificuldades com a língua, visto que meu inglês não é tão bom e assistir aulas de Matemática em inglês não seria uma tarefa tão fácil.



Chegando em Portugal, aos poucos fui percebendo a quantidade de brasileiros que existe por aqui. Posteriormente pesquisando sobre o programa Ciência sem Fronteiras, vi que o elevado número de brasileiros aqui é consequência de principalmente o país possuir a mesma língua.

O governo brasileiro ao perceber que esta demanda excessiva estava ocorrendo, decidiu tomar algumas medidas para que a internacionalização dos estudantes brasileiros também estimulasse a aprendizagem de outras línguas. Foi então que no dia 24/04/13 o Ministro da Educação Aloizio Mercadante declarou que as universidades portuguesas não farão mais parte da lista de instituições de graduação do programa Ciência sem Fronteiras, sendo esta medida temporária e já valendo para os editais abertos neste semestre.





























"Nós não consideramos neste momento bolsas para Portugal para estimular os alunos na proficiência de outras línguas. Eles têm que enfrentar o desafio da segunda língua", afirmou Mercadante.



Os estudantes que já haviam se inscrito e sido aprovados nos editais para as universidades portuguesas foram convidados à transferir-se para outros países.



Coimbra é uma cidade bastante turística e é a cidade universitária que mais abriga estudantes estrangeiros. Por isso, é quase impossível você não se deparar com um momento que tenha que falar em inglês com outra pessoa. O contato com pessoas de outras nacionalidades e que não falam a Língua Portuguesa é comum, principalmente se você for morar numa residência voltada para estudantes estrangeiros, como é meu caso.

Foi aqui que percebi o quanto é importante sabermos falar uma outra língua para podermos nos comunicar. Então vou praticando ao longo do dia-a-dia, em conversações ou cursando a disciplina de Inglês oferecida pela própria faculdade. Há também quem opte por fazer curso de Inglês em escolas especializadas no ensino desta língua aqui na cidade.









































O programa Ciência Sem Fronteiras tem como objetivo qualificar 101 mil estudantes até 2015. O programa contempla alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de ciências básicas, engenharias, ciências da saúde e tecnologia.

Segundo informou Mercadante, até agora mais de 41 mil estudantes já foram contemplados com as bolsas de estudo. Novos editais previstos pelo MEC pretendem incluir no programa mais 17.282 alunos.







Informações retiradas de http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/04/portugal-sera-excluido-do-ciencia-sem-fronteiras-diz-mercadante.html



 

















 

bottom of page